quarta-feira, 22 de junho de 2011

REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO...

Não dei continuidade na festa junina porque até agora não consegui as fotos da outra maquiana. Enfim aqui não pode parar!!! Segue no post o ultimo trabalho realizado nesse 3º período, estou de férias só volta as aulas em AGOSTO.

REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR


Ao longo deste terceiro período de pedagogia estudamos autores que visam à importância de uma boa formação do profissional que ira atuar na área da educação. Os textos estudados foram “Práticas de alfabetização e letramento” de Geraldo Peçanha Almeida, “Reflexões sobre alfabetização”, Emília Ferreiro e “A reinvenção da Alfabetização”, Magda Soares estes textos nos levou a fazer reflexões sobre a alfabetização e a formação do professor alfabetizador.
O primeiro texto analisado foi da Emilia Ferrero “Reflexões sobre alfabetização” tema chave do trabalho. Emilia nos apresenta o método da alfabetização a partir da psicogênese da língua oral e escrita, mostrando suas pesquisas e demonstrando resultados significativos sobre os níveis de padrões evolutivos, que são os: Pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético. A autora apresenta a representação da linguagem no processo de alfabetização deixando uma reflexão sobre os saberes que o aluno traz para a escola e como esses devem ser trabalhados pelos professores.  Também ressalta as concepções das crianças a respeito do sistema de escrita. Durante o processo de alfabetização o professor deve criar situações didáticas que permitam aos seus alunos pensar sobre a escrita e deve estar atento às especificidades do trabalho com letras, com palavras e com textos. Seus objetivos para os três não são os mesmos e todos são igualmente importantes. No trabalho em classes de alfabetização não existe um critério de como as coisas têm de ser feitas. Os alunos não aprendem em uma sequência, do mais fácil para o mais difícil. Ao contrário, eles aprendem fazendo muitas relações entre tudo o que faz parte do que chamamos de campo conceitual da alfabetização.
Emilia Ferreiro também discute a compreensão do sistema de escrita, como construções originais da criança processos de aquisição da língua escrita no contexto escolar considerando a aprendizagem da leitura e escrita como um processo de aprendizagem escolar que se torna difícil reconhecermos que o desenvolvimento da leitura e da escrita começa muito antes da escolarização. Segundo experiências alternativas de alfabetização de crianças que utilizam as descobertas sobre a psicogênese da língua a escrita na criança, Ferreiro destaca que é possível obter uma alfabetização qualitativamente diferente com práticas orientadas por principio.
O segundo texto é a “A reinvenção da Alfabetização” – Magda Soares defende a especificidade da alfabetização e a sua importância na escola, ao lado do letramento.
Mostrando o acesso ao mundo da escrita num sentido amplo por dois caminhos uma, através do aprendizado da escrita e a outa em desenvolver as práticas de uso dessa técnica. Ambos são, na verdade, processos indissociáveis, mas diferentes, em termos de processos cognitivos e de produtos, como também são diferentes os processos da alfabetização e do letramento. A alfabetização é uma parte constituinte da prática da leitura e da escrita, ela tem uma especificidade, que não pode ser desprezada. A alfabetização é algo que deveria ser ensinado de forma sistemática, ela não deve ficar diluída no processo de letramento. Assim segundo Magda essa é uma das principais causas do que vemos acontecer hoje: a precariedade do domínio da leitura e da escrita pelos alunos. Mas mudanças já estão sendo pensadas no sentido de corrigir essa situação o que é chamado de reinvenção da alfabetização querendo voltar em métodos passados para achar a solução. Para a autora embora precisa ser reinventada e se recuperada, não podemos voltar ao que já foi superado. A mudança não deve ser um retrocesso, mas um avanço.
Assim refletimos que muito está sendo feito e muito será, para que a educação possa aumentar os índices de alfabetização e os alunos possam sempre ter meios novos e com resultados no processo de alfabetização.
O terceiro texto analisado foi o de Geraldo Peçanha de Almeida que nos faz refletir que as práticas de alfabetização e letramento existem, mas precisam ter várias etapas para a criança conseguir ser alfabetizada corretamente e para isso é indispensável o papel do professor alfabetizador que tende a buscar novas formas de alfabetizar. Precisa-se formar um ambiente alfabetizador, pois a leitura e a escrita são processos cognitivos que precisam de estímulos favoráveis ao seu desenvolvimento. A criança precisa da ajuda do profissional da educação para desenvolver uma consciência linguística através do contato com os diferentes tipos de textos e todas as possibilidades que levarão a familiarização das palavras. No entanto existem diversos fatores que podem atrapalhar no processo de alfabetização da criança, segundo o autor:
“Quando a escrita não acontece no período esperado, mesmo diante de um om trabalho pedagógico é importante fazer a avaliação psicopedagogia para verificar as causas. Transtornos emocionais, separação dos pais, violência, fome, medo e tantos outros problemas ligados à saúde podem estar por trás de uma retenção do atraso”. (ALMEIDA, Geraldo Peçanha).
Enfim, vimos que a fase alfabetizadora precisa além das praticas de alfabetizar um ambiente favorável tanto familiar quanto escolar e que os profissionais da educação têm que estar atentos não só na forma de alfabetizar, mas no meio social que a criança vive.
Todos estes textos contribuíram para nossa formação como educadora, vimos que uma educação de qualidade depende principalmente da ação pedagógica desenvolvida em sala de aula e que essa ação, por sua vez, está diretamente ligada à nossa formação como professor o que induz o aluno a ter uma educação de qualidade, a qual leva o sucesso do aluno, como também o da própria escola.

Um comentário:

  1. O gráfico que eu fiz baseado na matéria dada em sala de aula podemos observar os níveis evolutivos Pré silábico , Silábico sem valor , Silábico com Valor ,Silábico Alfabético ,Alfabético deixando claro que estamos em constante aprendizado sempre nos expandindo e evoluindo ,

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