terça-feira, 7 de junho de 2011

Sobre gêneros textuais...

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Assunto ou tema do projeto:                                                        
O tema do projeto é Gêneros textuais, os escolhidos para serem trabalhados são: Contos, Convite e Propaganda.

Definição do tema:
Na escola estadual *Henrique Galvão, na turma do 3º ano do Ensino Fundamental da Professora *Antônia Cajá Ribeiro, será aplicado o projeto de intervenção trabalhando gêneros textuais.

Justificativa:
Contos é uma forma prazerosa e divertida de trabalhar com os alunos, eles informam, convencem, seduzem, divertem, sugerem estados de ânimos, entre outras motivações. Foi pensando nesta necessidade de estar oferecendo aos alunos, momentos de contato com essa linguagem significativa e prazerosa que montamos este projeto de incentivo á leitura e conseqüentemente de alfabetização e letramento.
Haverá dramatização de um teatro da turma sobre o conto escolhido, o gênero convite será trabalhado para que os próprios alunos convidem aos da escola para assistir a sua apresentação e a propaganda será a forma deles divulgarem o trabalho que realizarão. Dramatizar contos é uma forma de transmitir mensagens que facilita o aprendizado de regras e a criação de hábitos, além de contribuir, aperfeiçoar e facilitar o processo de aprendizagem.

Objetivo Geral:
Desenvolver nos alunos capacidades e atitudes no que se refere ao gosto e interesse pela leitura e escrita e expressar-se nas diversas linguagens do cotidiano numa perspectiva de letramento.

Objetivos Específicos:

Ø  Despertar o gosto e interesse pelos livros literários.
Ø  Construir, produzir e reproduzir diferentes tipos de textos orais e escritos.
Ø  Desenvolver as habilidades de compreensão e produção de gêneros textuais.
Ø  Exercitar a imaginação e a criatividade.
Ø  Despertar a atenção e a concentração.
Ø  Desenvolver senso crítico
Ø  Estimular os desenvolvimentos cognitivos, afetivos e sociais.

Área de Abrangência:
O projeto envolverá diretamente *26 alunos sendo 12 meninos e 14 meninas do 3ºano do ensino fundamental da *Escola Estual Henrique Galvão localizada na Rua: Almirante Tamandaré nº415 Bairro: São José na cidade de Divinópolis, Minas Gerais.

Referencial Teórico:
O nosso projeto de intervenção nas turmas do terceiro ano o ensino fundamental, se fundamentará em vários autores, entre eles está Paulo Freire. A obra de Paulo Freire conhecida como “Pedagogia da Autonomia” será utilizada neste trabalho para orientar nossas ações no espaço escolar, a fim de tornar nossas intervenções contributiva para a construção da autonomia dos educandos; para que nosso trabalho seja de cunho democrático e não corra o risco de se tornar autoritário.
Outra obra utilizada neste projeto é o trabalho de Isabel Cristina da Silva frade “Alfabetização hoje: onde estão os métodos?”, que nos trará conhecimentos acerca dos materiais didáticos que podem ser utilizados em nossos trabalhados, bem como nos apresentara as novas convicções acerca da construção da criança.
No capitulo quatro “Compreendendo a infância” de Márcia Elizabete Wilke Franco extrairemos as questões referentes ao contexto atual da infância como mídia, por exemplo, para que possamos compreender melhor a dinâmica de funcionamento do universo infantil, e assim orientar nossas ações a atual demanda da infância.

Operacionalização:
No primeiro momento foi realizados a escolha da história, e os objetivos a serem atingidos.

No segundo momento foi feita a seleção dos recursos necessários para executar as atividades.

Na primeira semana: 1ºDIA Iniciará o projeto aplicando uma dinâmica para sensibilização e leitura da história: Menina Bonita do Laço de Fita – Ana Maria Machado.
Utilizando uma caixa surpresa explorar os personagens e a ilustração do livro.

Dinâmica: Pegar uma caixa e colocar personagens do livro (Uma boneca preta e um coelho branco), fazer uma roda e passar a caixa para os alunos adivinharem o que tem dentro, enquanto a caixa passa de mão e mão canta-se: “...”

Depois a leitura do livro e apresentação do gênero que será trabalhado, levantamento prévio do que os alunos acham que é conto, quais eles já conhecem, como conheceram, o que há de comum nos contos que vocês conhecem com o que vocês acabaram de ouvir.

2ºDIA Entrega de uma cópia do texto para cada aluno, leitura em grupo, interpretação oral: Qual parte mais gostou da história, os personagens, atitudes, características, valores, moral da história.
Retextualização do conto para entregar e anexar a pasta de estágio.

3ºDIA Conhecendo um pouco mais sobre a história: Biografia de Ana Maria Machado e a origem do conto (Conto Africano), em seguida exibição filme: Menina Bonita do laço de fita.
Debate oral sobre o filme, semelhanças com o conto, o que observou nos personagens, suas atitudes, postura, mensagem final do filme.

4ºDIA Atividade xerocada sobre estudo do texto. (Gramática e ortografia)
Conversa sobre a possibilidade de dramatização do texto para apresentação na escola para as outras turmas.

5ºDIA Sorteio dos personagens, divisão de tarefas e um breve ensaio de como vamos realizar a apresentação.
Atividade xerocada: Cruzadinha sobre o texto e os valores que a história nos passa.

6ºDIA Na sexta feira é dia de arte na sala, Será confeccionada a personagem principal do conto de Ana Maria Machado.

Materiais utilizados: Fita vermelha, papel de bala, olhinhos de plástico, papel cartão e palito de picolé.

Para próxima semana pedir aos alunos para que tragam de casa modelos de convite.

Segunda Semana: 7ºDIA Dando continuidade às atividades da semana anterior será realizado breve ensaio sobre o teatro que será realizado.

Em seguida uma conversa com a turma sobre o gênero: Convite, para que ele é utilizado, mostrar exemplos de convite (Formatura, casamento, reunião, aniversário, etc), mostrar os que os alunos trouxeram de casa, explorá-los e compará-los. Mostrar a diferença de linguagem dos formais para os mais informais.

Elaborar um mural com os convites coletados, classificando-o por assunto.

8ºDIA Folha xerocada: Estudo do texto. (Gramática e ortografia)

Elaboração de um convite para o teatro que será realizado pela turma sobre o conto trabalhado na semana anterior: Menina Bonita do laço de Fita.

Ensaio do teatro.

9ºDIA Conversa sobre Propaganda, adaptação do texto: Propagandas Impressas. Por que conhecê-la? Leitura coletiva do texto, interpretação oral: O que entenderam do texto, o que ele que nos informar, qual objetivo da propaganda, Ela mais um tipo de... (gêneros textuais)
Onde são vistas as propagandas, quais os principais meios, quem são os criadores da propaganda.

 Mostrar uma propaganda impressa para a turma e apresentá-la.
Levantar dados com a turma das principais característica que define a peça publicitária. Ajudá-los a organizar essas características (aspectos lingüísticos, visuais etc.), mostrar como se articulam.
Apresentar diferentes tipos de propaganda para a turma, dividi-los em grupo e pedir para que cada grupo anote as características da peça.
Encerrar avaliando junto com a classe os aspectos mais importantes encontrados, pedindo os que justifiquem.

Se der tempo ensaio para o teatro.      

Pedir para que os alunos tragam de casa modelos de propaganda.

10º Dia Confecção de um cartaz com as propagandas coletadas pelos alunos, dando uma revisão em tudo que foi visto na aula passada.

Criação de uma propaganda pela turma para que possa ser colada nos corredores da escola para divulgação da peça teatral.

11º Dia Ultimo ensaio da turma para peça teatral.

Encerramento do projeto com apresentação da peça: Menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado na cantina da escola para as outras turmas.


Avaliação:
Será de forma contínua e processual, através de observação e relato do desempenho do aluno quanto á execução das atividades realizadas.

Referencia Bibliográfica:

Ø  MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do laço de fita. São Paulo: Ática, 1999.
Ø  FITTIPALDI, Anina / RUSSO, Maria de Lourdes e PASSOS, Luciana Maria Marinho Passos. Alegria do Saber 1ªsérie. São Paulo: Editora Scipione, 2004.
Ø  CARPANEDA, Isabella e BRAGANÇA Angiolina. Porta Aberta – Língua Portuguesa 1ºsérie. São Paulo: FTD, 2005.
Ø  REVISTA NOVA ESCOLA. São Paulo: Editora Abril, nº241, Abril de 2011. 98 p.
Ø  REVISTA PÁTIO EDUCAÇÃO INFANTIL. Porto Alegre: Editora Artmed, nº24, Julho / Setembro 2010. 48p.
Ø  OFÍCIO DE PROFESSOR – APRENDER MAIS PARA ENSINAR MELHOR 4 MEIOS DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM.  Fundação: Victor Civista. São Paulo: Editora Abril, 2002.
Ø  PCN – PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Vol. 2 Secretária de educação Fundamental. – Brasília: 144p
Ø  FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e terra S/A, 2006.
Ø  FRADE, Isabel Cristina da Silva. Alfabetização hoje: Onde estão os métodos?
Ø  FRANCO, Macia Elizabete Wilke Franco. Compreendendo a Infância.

-> PRÓXIMO POST MODELOS DE ATIVIDADES E FOTOS DO PROJETO REALIZADO POR MIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário