domingo, 12 de fevereiro de 2012

Finalmente - Caderno Três

Não quero comentar que sumi, vamo fingir que não.rs
Bem neste post segue a continuidade do CBC - Cadernos do CEALE: tópicos que irão cair na prova do PEB - I do SEE-MG. O concurso tá chegando.rs

E não é porque hoje é sábado que não vamos estudar, deixa de preguiça.

CICLO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO – CADERNO 3

O caderno três foca em algumas dimensões diretamente relacionadas à preparação da escola e da sala de aula para o trabalho no ciclo inicial de alfabetização.
Contribuindo diretamente com a organização das praticas pedagógicas.
O caderno está divido em  cinco eixos.
Primeiro Eixo: O perfil do professor e outros profissionais do Ciclo Inicial de alfabetização – critérios para seleção e formação continuada. Em primeiro lugar destaca-se a importância do perfil do profissional. O professor que atua nessa área deve ser um professor alfabetizador, que atua no contexto de um projeto pedagógico, o êxito de seu trabalho pressupõe: consolidação do ensino e da aprendizagem escrito. A efetivação de uma pratica diversificada, flexível e sensível às características culturais e sociais de cada escola.

O PERFIL do PROFESSOR ALFABETIZADOR inclui:

Ter uma identidade própria e estabelecer seu reconhecimento pela importância de seu trabalho.

O conteúdo de alfabetização e tão elaborado e complexo quantos os demais conteúdos trabalhados em outros ciclos e níveis de ensino; é função do professor dominar todas as funções e passar adiante.
O profissional que atua no ciclo deve possuir competência e sensibilidade para o trabalho com alunos na faixa de seis a oito anos de idade.
O professor alfabetizador evidencia abertura para o trabalho em contexto diversificado e de diferença.
Também desenvolve expectativas de sucesso e estimula a auto estima dos alunos.
O profissional da alfabetização desenvolve uma atitude de pesquisa em relação a sua atividade e investe na socialização de conhecimentos produzidos na área.
O professor da alfabetização desenvolve perspectiva de trabalho coletivo e compartilhado.
E obrigação do professor sempre manter se atualizado, buscando meios e formas de formação continuada.
Segundo Eixo: O planejamento do trabalho em sala de aula e a organização de atividades em torno da alfabetização. É fundamental ter este planejamento, uma vez que o mesmo permite que o professor e a escola controle resultados e finalidades a serem trabalhados. Também cria autonomia para a escola e seu saber especifico.
Principal instrumento de trabalho do professor é o planejamento.
Embora todos os professores estejam cientes da importância do planejamento muitas ainda não utilizam ou utilizam de forma incorreta.
O ideal seria criar uma semana do planejamento em todas as escolas.
A intenção principal do planejamento está de acordo com os eixos dos conteúdos e capacidades do caderno dois. (visto anteriormente em post’s passados).
O planejamento ainda ajuda a tornar a sala de aula um ambiente alfabetizador criando oportunidades de interação dos alunos com diferentes tipos de uso de textos em praticas sociais e ou letramento. Ajuda a orientar a criar e estabelecer rotinas diárias e semanais.
Terceiro Eixo: O lugar da discussão metodológica no conjunto de decisões relacionadas a alfabetização.
Um lugar de analise para ver qual metodologia de trabalho será eficaz na sua sala de aula, subdivide em duas vertentes: método sintético e analítico.
Método sintético: Começam de unidades das palavras (soletração) os fonemas (fônico) e as sílabas (silábico).
Ensinar a ler do mais simples para o mais complexo.
Método analítico: Começam das palavras inteiras (palavração) sentenças (sentenciação) e pequenos contos (global de contos).
Ensinar a ler a partir da perspectiva global, da silhueta da palavra.
Com tantos métodos, qual método escolher? Cada caso é um caso, deve se levar em conta a turma e seus conhecimentos prévios. Métodos mistos são uma boa opção, mas depende o certo é fazer um reflexão em cima da turma e do livro didático escolhido afim de contextualizar as praticas.
Afinal são tantos os métodos de alfabetização quanto são os professores alfabetizadores.
Quarto Eixo: A escolha e a utilização de livros didáticos no ciclo inicial de alfabetização. Instrumento de auxilio no processo  de ensino e aprendizado, sua escolha é importantíssima precisa de uma analise de processos de escolha e costumes da escola, para adquirir um livro que contextualiza com o cotidiano e a turma.
Questionários são feitos por professores para a facilitação deste processo e o SEE-MG possibilita esse questionário.
Quinto Eixo: A integração da família ao trabalho desenvolvido pelas escolas na alfabetização. Deixa de ser necessário falar da importância da família no ambiente escolar , o apoio da família torna positivo o desenvolvimento dos alunos para criar um elo entre a família e a escola. Precisa pensar no acolhimento/condição  de atendimento e disponibilizar tempos de atividades que fação essa interação.
Considerações Finais: O caderno se concentrou em como preparar a escola para o trabalho de alfabetização. As etapas que antecede o iniciam das aulas e que vão ser seguidas ao longo do ano letivo. Visando a importância das ações intencionais e compartilhadas do planejamento para o sucesso do aprendizado.
NÃO desconecte nos próximos post’s trará o caderno quatro com condições para visibilidade de uma maior investimento em ações avaliativas que realimenta o planejamento do professor e o projeto pedagógico da escola, á luz dos efetivas aprendizagens do aluno.
Seção: Minha Dica
A seção que vai trazer as dicas de livro. O livro de hoje o autor dele já passou por aqui, mais não poderia deixar de citar ele aqui, afinal estou lendo ele atualmente. O ovo apunhalado - Caio Fernando Abreu.


O livro mais underground do poeta da angústia.

Anjos, monstros devoradores, alucinações muito reais. Os seres fantásticos que povoam este livro são constituídos de mistérios. Suas rotinas triviais foram recriadas na forma de epopéias transformadoras, despidas dos disfarces que arrastam os seres humanos no cotidiano. Uma obra que mostra que o grotesco não está em tais seres. Está em não saber vê-los.




Dando sequencia as rotinas da sala de aula e fugindo do CBC, no próximo post confira o projeto para trabalhar na próxima semana na Educação Infantil Sobre o carnaval. 
Até o Próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário