segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Olá pessoal, nessa altura do campeonato já deve ter acustumado com as minhas sumidas. Desculpe mas tem tanta coisa acontecentedo. Então fica dificil manter tudo, fazer tudo.Uma coisa sempre acaba perdendo. Desta faz foi o blog, mas voltei.

Darei uma pausa no conteúdo do CBC, o post de hoje uma dica de planejamento para a primeira semana de aula na educação infantil. Afinal hoje é meu primeiro dia de aula como professora na escola provada Cantinho da Criança, estou ansiosa e nervosa, mas espero que tudo dê certo, e se Deus quiser vai dá.

Hoje também é meu primeiro dia de aula no 5ºPeriodo de Pedagogia, a caminha tá quase no fim.

Para tudo voltar normal só falta voltar a trabalhar no CMEI. Mas em breve sei que poderei dar essa noticias para vocês. (Se Deus quiser...)

O Planejamento seguir, foi criado por mim, utilizarei ele nesta primeira semana:

PLANEJAMENTO GRUPO QUATRO / ANO: 2012
INTRODUÇÃO: A PRIMEIRA SEMANA DE AULA
OBJETIVOS:

Ø  Conhecer e familiarizar com a turma.
Ø  Interagir e aumentar a afinidade aluno x aluno. Professor x Aluno.
Ø  Tornar prazerosa o início dessa longa caminhada que é o ano letivo.
Ø  Conhecer a sala de aula e o material didático que será trabalhado ao longo do ano.

CONTEÚDOS: Dinâmicas, brincadeiras, atividades, registros.

TEMPO ESTIMADO: Uma semana.

MATÉRIAIS NECESSÁRIOS: Papel Kraft, pinceis, cartolina cortada em fichas, cartolina inteira, tinta, rolinhos para pintura.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

Segunda-feira 06/02

Ø  Entrada / Recepção.
Ø  Período livre.
Ø  Rodinha da socialização.
Ø  Hora da Merenda.
Ø  Hora do Recreio.
Ø  Repouso.
Ø  Dinâmica: Como é meu colega? Todos na sala vão fazer o seu “retrato”. Em uma folha de Papel Kraft desenhar o contorno de cada aluno que está presente, depois com a ajuda da turma desenhar suas características fazendo seu retrato em tamanho real. Durante a atividade repetir o nome do aluno para deixa-lo a vontade ajudar na memorização sua e dos colegas de sala. Em seguida escrever junto do aluno o nome dele para poder registrar seu retrato. Quando terminar pendurar na sala e deixar exposto ao longo da semana, nos próximos dias na hora da rodinha da socialização fazer a frequência pelo cartaz, quem está presente quem não está.
Ø  Tirar foto dos meninos para elaboração da ficha do nome.
Ø  Hora da Janta.
Ø  Escovação.
Ø  Inicio da elaboração da ficha do nome, entregar para cada aluno as suas letras cortadas e uma ficha de cartolina orienta-las pela escrita da dinâmica anterior colar na ficha as letras formando seu nome. (Lembrar-se de soltar espaço para colagem da foto).

Terça-feira 07/02

Ø  Entrada / Recepção.
Ø  Período livre.
Ø  Rodinha da socialização.
Ø  Conhecendo a sala de aula (espaço físico).
Ø  Hora da Merenda.
Ø  Hora do Recreio.
Ø  Repouso.
Ø  Dinâmica: Da confusão à ordem!  Essa atividade estimula a criança a perceber a necessidade de organização para o bom convívio na sala de aula. Pedir a uma criança para cantar uma música e combinar com as outras crianças de falarem ao mesmo tempo. Fazer isso com cada aluno para que perceba como é ruim alguém falar ou fazer alguma coisa quando você está falando. Mostrar o caos que fica a sala sem ordens e limite, e criar coletivamente o cartaz do PODE e NÃO PODE para ficar exposto na parede da sala.
Ø  Hora da Janta.
Ø  Escovação.
Ø  Terminar a ficha do nome: colar as fotos e plastificar.

Quarta-feira 08/02

Ø  Entrada / Recepção.
Ø  Período livre.
Ø  Rodinha da socialização.
Ø  Conhecendo o material didático que iremos trabalhar ao longo do ano.
Ø  Hora da Merenda.
Ø  Hora do Recreio.
Ø  Repouso
Ø  Colorido livre: Dona Largatinha.
Ø  Hora da Janta.
Ø  Escovação.
Ø  Massinha

Quinta-feira 09/02

Ø  Entrada / Recepção.
Ø  Período livre.
Ø  Rodinha da socialização.
Ø  Confecção de um painel coletivo: Nossos primeiros passos rumo ao futuro: COMEÇA AQUI! – marcar de tintas com os pés.
Ø  Hora da Merenda.
Ø  Hora do Recreio.
Ø  Repouso
Ø  Conhecendo (mais) a escola.
Ø  Desenho minha escola.
Ø  Hora da Janta.
Ø  Escovação.
Ø  Hora do Conto.

Sexta-feira 10/02 

Ø  Entrada / Recepção.
Ø  Período livre.
Ø  Rodinha da socialização.
Ø  Introduzir brincadeiras de rodas, tempestade de ideias. Elaborar uma lista com as brincadeiras.
Ø  Hora da Merenda.
Ø  Hora do Recreio.
Ø  Repouso
Ø  Canção Roda Pião (faixa 01). Contextualizar com o pião, brincar com os meninos.
Ø  Hora da Janta.
Ø  Escovação.
Ø  Massinha.

È isso meninas, logo logo to aqui postando a continuidade do CBC e mais coisas da escolhinha.
Hojs estou atrasada e não teremos dicas de livro. Mas prometo que logo terá.
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário