domingo, 12 de fevereiro de 2012

Olha o Carnaval aí gente. O/

Essa semana é a semana do Carnaval. E aqui no Brasil mais do que nunca esta festa é muito bem comemorada. Este post traz o planejamento que irei trabalhar na escola Cantinho da Criança na qual sou professora da turma do Grupo 4 da Educação Infantil. Espero que gostem e se inspirem para fazer os seus projetos e planos.

Não vou conseguir postar todas as atividades planejadas e citadas no plano mais qualquer dúvida ou endereço podem entrar com contato: mione180@yahoo.com.br

Ficarei muito feliz em ajudar!!!!



PLANEJAMENTO GRUPO QUATRO

INTRODUÇÃO: CARNAVAL

OBJETIVOS:

Ø  Conhecer a história do Carnaval

Ø  Descobrir os aspectos da cultura carnavalesca.

Ø  Desenvolver a linguagem oral

Ø  Trabalhar raciocínio, memória e vocabulário.

CONTEÚDOS: Músicas, brincadeiras, atividades, registros.

TEMPO ESTIMADO: Uma semana.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

Segunda-feira 13/02

Ø  Entrada

Ø  Período livre.

Ø  Rodinha da socialização.

Ø  Hora da História: A origem do carnaval

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de
samba atuais. No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
Ø  Hora do Vídeo: Exibição do filme – A origem do Carnaval para educação infantil.


Ø  Elaboração do cartaz coletivo: Coisas que lembram o Carnaval.

Ø  Hora da Merenda.

Ø  Hora do Recreio.

Ø  Repouso.

Ø  Introdução às marchinhas de Carnaval:

Na festa de carnaval não pode faltar uma boa música. Pense em um repertório e desenvolva bandas rítmicas com instrumentos de percussão e outros materiais sonoros. Improvisar e movimentos sugeridos pelo ritmo rico e contagiante do Carnaval Brasileiro. Cada turma pode ter um "bloco", com suas fantasias iguais e música, bem como um instrumento que tocará durante a sua apresentação. As turminhas desfilam umas para as outras e depois comemoram com muitas guloseimas, bastante água e música até o final.

Ø  Marchinha: Pirata da perna de pau

Eu sou o pirata da perna de pau
Do olho de vidro da cara de mau
Minha galera Dos verdes mares não teme o tufão
Minha galera
Só tem garotas na guarnição
Por isso se outro pirata
Tenta a abordagem eu pego o facão
E grito do alto da popa:
Opa! Homem não

Ø  Confeccionar tapa olho e chapéu de pirata.

Ø  Hora da Janta.

Ø  Escovação.

Terça-feira 14/02

Ø  Entrada

Ø  Período livre.

Ø  Rodinha da socialização.

Ø  Colorir Pirata Articulado: Cortar e brincar com os meninos.

Ø  Hora da Merenda.

Ø  Hora do Recreio.

Ø  Repouso.

Ø  Marchinha: Chiquita Bacana

Chiquita bacana lá da Martinica
Se veste com uma casca de banana nanica
Não usa vestido, não usa calção
Inverno pra ela é pleno verão
Existencialista com toda razão.
Só faz o que manda o seu coração.

Ø  Fazer bolinha de papel crepom. (psicomotricidade fina)

Ø  Colagem com papel crepom da fruta que veste Chiquita Bacana

Ø  Hora da Janta.

Ø  Escovação.

Quarta-feira 15/02

Ø  Entrada.

Ø  Período livre.

Ø  Rodinha da socialização.

Ø  Hora do Conto: Banana, o bom de bola.

Ø  Hora da Frutinha: Banana.

Ø  Hora da Merenda.

Ø  Hora do Recreio.

Ø  Repouso

Ø  Conhecendo os personagens do carnaval: Rei Momo: Um rei que não trabalhava ficava só sentando comendo e fazendo e festa. Um Grupo teatral da Itália deu origem ao Pierrô: O homem apaixonado pela Colombina que era muito bonita e namoradeira que acabou fazendo Arlequim gosta dela também.

Ø  Colorir os personagens.

Ø  Hora da Massinha.

Ø  Hora da Janta.

Ø  Escovação.

Quinta-feira 16/02

Ø  Entrada

Ø  Período livre.

Ø  Rodinha da socialização

Ø  Confecção da Máscara de Carnaval.

Ø  Fantasias: O Carnaval teria pouco brilho sem a presença delas: as Fantasias. Verdadeiras obras de arte, elas foram pioneiras em uma das mais tradicionais manifestações do Carnaval: o concurso de fantasias.

Ø  Hora do Recreio.

Ø  Repouso

Ø  Marchinha: Mamãe eu quero.

Mamãe eu quero, mamãe eu quero.
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta.
Dá a chupeta pro bebê não chorar!
Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana.

Ø  Trabalhando as emoções. Desenho xerocado.

Ø  Hora da Janta.

Ø  Escovação.

Sexta-feira 17/02

Ø  Entrada

Ø  Período livre.

Ø  Rodinha da socialização.

Ø  Preparação para Baile de Carnaval.

Ø  Hora da Merenda.

Ø  Hora do Recreio.

Ø  Repouso

Ø  Baile de Carnaval.

Ø  Hora da Janta.

Ø  Escovação.

È isso boa semana de aula, boa realização de atividades, e vamo adiantar o desejo. Bom Carnaval para todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário