Não vou conseguir postar todas as atividades planejadas e citadas no plano mais qualquer dúvida ou endereço podem entrar com contato: mione180@yahoo.com.br
Ficarei muito feliz em ajudar!!!!
PLANEJAMENTO GRUPO QUATRO
INTRODUÇÃO: CARNAVAL
OBJETIVOS:
Ø Conhecer a história do Carnaval
Ø Descobrir os aspectos da cultura carnavalesca.
Ø Desenvolver a linguagem oral
Ø Trabalhar raciocínio, memória e vocabulário.
CONTEÚDOS: Músicas, brincadeiras, atividades, registros.
TEMPO ESTIMADO: Uma semana.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
Segunda-feira 13/02
Ø Entrada
Ø Período livre.
Ø Rodinha da socialização.
Ø Hora da História: A origem do carnaval
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais. No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais. No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
Ø Hora do Vídeo: Exibição do filme – A origem do Carnaval para educação infantil.
Ø Elaboração do cartaz coletivo: Coisas que lembram o Carnaval.
Ø Hora da Merenda.
Ø Hora do Recreio.
Ø Repouso.
Ø Introdução às marchinhas de Carnaval:
Na festa de carnaval não pode faltar uma boa música. Pense em um repertório e desenvolva bandas rítmicas com instrumentos de percussão e outros materiais sonoros. Improvisar e movimentos sugeridos pelo ritmo rico e contagiante do Carnaval Brasileiro. Cada turma pode ter um "bloco", com suas fantasias iguais e música, bem como um instrumento que tocará durante a sua apresentação. As turminhas desfilam umas para as outras e depois comemoram com muitas guloseimas, bastante água e música até o final.
Ø Marchinha: Pirata da perna de pau
Eu sou o pirata da perna de pau
Do olho de vidro da cara de mauMinha galera Dos verdes mares não teme o tufão
Minha galera
Só tem garotas na guarnição
Por isso se outro pirata
Tenta a abordagem eu pego o facão
E grito do alto da popa:
Opa! Homem não
Ø Confeccionar tapa olho e chapéu de pirata.
Ø Hora da Janta.
Ø Escovação.
Terça-feira 14/02
Ø Entrada
Ø Período livre.
Ø Rodinha da socialização.
Ø Colorir Pirata Articulado: Cortar e brincar com os meninos.
Ø Hora da Merenda.
Ø Hora do Recreio.
Ø Repouso.
Ø Marchinha: Chiquita Bacana
Chiquita bacana lá da Martinica
Se veste com uma casca de banana nanicaNão usa vestido, não usa calção
Inverno pra ela é pleno verão
Existencialista com toda razão.
Só faz o que manda o seu coração.
Ø Fazer bolinha de papel crepom. (psicomotricidade fina)
Ø Colagem com papel crepom da fruta que veste Chiquita Bacana
Ø Hora da Janta.
Ø Escovação.
Quarta-feira 15/02
Ø Entrada.
Ø Período livre.
Ø Rodinha da socialização.
Ø Hora do Conto: Banana, o bom de bola.
Ø Hora da Frutinha: Banana.
Ø Hora da Merenda.
Ø Hora do Recreio.
Ø Repouso
Ø Conhecendo os personagens do carnaval: Rei Momo: Um rei que não trabalhava ficava só sentando comendo e fazendo e festa. Um Grupo teatral da Itália deu origem ao Pierrô: O homem apaixonado pela Colombina que era muito bonita e namoradeira que acabou fazendo Arlequim gosta dela também.
Ø Colorir os personagens.
Ø Hora da Massinha.
Ø Hora da Janta.
Ø Escovação.
Quinta-feira 16/02
Ø Entrada
Ø Período livre.
Ø Rodinha da socialização
Ø Confecção da Máscara de Carnaval.
Ø Fantasias: O Carnaval teria pouco brilho sem a presença delas: as Fantasias. Verdadeiras obras de arte, elas foram pioneiras em uma das mais tradicionais manifestações do Carnaval: o concurso de fantasias.
Ø Hora do Recreio.
Ø Repouso
Ø Marchinha: Mamãe eu quero.
Mamãe eu quero, mamãe eu quero.
Mamãe eu quero mamar!Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta.
Dá a chupeta pro bebê não chorar!
Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana.
Ø Trabalhando as emoções. Desenho xerocado.
Ø Hora da Janta.
Ø Escovação.
Sexta-feira 17/02
Ø Entrada
Ø Período livre.
Ø Rodinha da socialização.
Ø Preparação para Baile de Carnaval.
Ø Hora da Merenda.
Ø Hora do Recreio.
Ø Repouso
Ø Baile de Carnaval.
Ø Hora da Janta.
Ø Escovação.
È isso boa semana de aula, boa realização de atividades, e vamo adiantar o desejo. Bom Carnaval para todos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário