quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Longe do fim.

Olá pessoal, chegamos ao post do ultimo eixo do Caderno 2 é uma abordagem nova, pois há pouco tempo passou a integrar as responsabilidades da escola o desenvolvimento da oralidade dos alunos.
5º EIXO – Desenvolvimento da oralidade.

Capacidades 5.1 Participar das interações cotidianas em sala de aula (Escutar com atenção e compreensão o professor, responder oralmente as questões perguntadas, participar de debates expondo opiniões). O aluno precisa de uma participação ativa dentro da sala de aula interagindo diretamente com colegas de classe e professor.

“Quando um fala o outro escuta” – trabalhar combinados de convivência para uma boa comunicação na vida social, dentro e fora da escola.

 Capacidades 5.2 Respeitar a diversidade das formas ou expressão oral manifestada por colegas, professores e funcionários da escola bem como por pessoas da comunidade. Estimular o respeita mutuo. Trabalhar que ninguém e igual a ninguém a presença da diversidade dentro da escola. Obter procedimento ético em relação à diversidade linguística.

Capacidades 5.3 Usar a língua falada em diferentes situações escolares buscando empregar a variedade linguística adequada: reforçar a diferença na fala formal para a informal, e quando pode usar cada uma delas.

Capacidades 5.4 Planejar a fala em situações formais Planejar falas em roteiros do tipo em que se usa em – jornal falado, discurso, campanhas, entrevistas.

Capacidades 5.5 Realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento depende da escuta atenta e compreensão. Estimular o aluno com atividades exercícios e jogos a se concentrar uma vez que quando o aluno acompanha a aula e compreende o que o professor e os colegas falam já esta exercendo esta capacidade.

RESUMÃO:

5 Desenvolvimento da oralidade

5.1 Participar atividamente das aulas quanto nas atividades escritas como orais.

5.2 Compreender que a diversidade também está presente na fala.

5.3 "Saber quando falar certo e quando não falar." - Normal culta e informal.

5.4 Saber que em certas as horas a fala pode ser planejada nem tudo precisa ser pensou: falou.

5.5 Estimular e mostrar a importancia da CONCENTRAÇÃO.

Pois é, estes últimos post’s elenca alguma das capacidades que devem ser atingidas pelas crianças no ciclo inicial de alfabetização. Conteúdos que irão cair na prova do SEE para o PEB I – Professores da educação básica I.

Próximo post continuaremos mais com o Caderno 3 – Preparando a escola e a sala de aula. Não perca.

NOVIDADES:

Engordando nossa cultura e nossa lista de livros de autores gringos, a dica de hoje foi tranformada em filme mas não deixe que isso o desanime, é um clássico que traz uma nova visão da vida. O menino do pijama listrado -  John Boyne:

O livro conta a história de Bruno, filho de um graduado oficial alemão que durante a segunda guerra mundial sai com a família do conforto de seu lar em Berlim para viver próximo a um campo de concentração.
Durante toda a narrativa o jovem, de apenas nove anos, desconhece os horrores da guerra tampouco sabendo quem são aquelas pessoas que vê da janela de sua casa e que estão do outro lado da cerca, todos de pijamas listrados.
Sem amigos e desgostoso com o novo lar, Bruno parte para explorar o local e inicia uma amizade com Shmuel, um menino da mesma idade, nascido no mesmo dia, porém judeu. Envoltos por realidades bem distintas, Bruno é pura inocência, tendo no pai um exemplo de disciplina e respeito. Já seu amigo de pijama não pode dizer o mesmo, estando a cada dia visivelmente mais magro e “cinza”.
A amizade, porém, ocupa os dias de Bruno e durante os encontros na cerca, cada um do seu lado, eles esquecem de seus problemas e insatisfações. É uma amizade sincera, sem interesses, despreocupada.
Trata-se de verdadeira fábula, onde são mitigadas as mazelas e a crueldade da grande guerra. No entanto, a sutileza nos detalhes e a inteligência do texto, escrito de forma simples e descompromissada, tornam o livro agradável.
Mesmo que se trate de ficção artificiosa, não consigo compreender como Bruno possa desconhecer por completo quem são aquelas pessoas. Seu pai, na condição de oficial militar, deveria tê-lo introduzido no assunto. No entanto, ao contrário disso, todas as pessoas que cercam o rapaz o mantém absorto, como se a guerra não existisse. A única mais realista é Gretel, sua irmã mais velha, mas como ele mesmo a chama, um “Caso Perdido”.
Há, ainda, a questão da Juventude Hitlerista, onde os jovens de dez anos deveriam se alistar e iniciar sua doutrinação. Tudo bem que Bruno só tinha um ano a menos, mas essa alienação não pode ser admitida a um filho de militar graduado.


Espero que gostem até mais.

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