terça-feira, 31 de janeiro de 2012

4ºEIXO - Produção Escrita ...

Olá pessoal, que bom saber que estão de volta. È muito bom estar de volta. Estamos chegando ao fim do Caderno 2 este é o penultimo EIXO , mas mesmo este caderno chegando no fim, tem muita coisa pela frente pois tem outros e outros cadernos e temas que irão cair no concurso é claro . Temos três meses ( ou mais a data do concurso vive em mudança) para estarmos preparados!
Chega do blá blá blá clássico (tentar ser simpática pra variar):

4ºEIXO Produção Escrita
Capacidades necessárias para domínio da escrita desde as primeiras formas de registro a produções autônomas de textos.

Capacidades 4.1: Compreender e valorizar o usa da escrita com diferentes funções em diferentes gêneros. Trabalhar desde o inicio textos de diferentes suportes trazendo à tona a importância da escrita para as crianças.
Capacidades 4.2: Produzir textos escritos de gêneros diversos adequados aos objetivos ao destinatário e ao contexto de circulação. Trabalhar carta, convite, bilhete, bula de remédio quando é usado, para quem é usado.

4.2.1: Dispor – ordenar – organizar o próprio texto de acordo com as convenções apropriadas. Trabalhar alinhamento / direção / espaços em brancos / pontuações no final das frases.

4.2.2: Escrever segundo o principio alfabético e as regras ortográficas. Representar corretamente os fonemas escritos sempre com letra legível, não trocar os grafemas só pelo fato que os fonemas são iguais ou semelhantes.

4.2.3: Planejar a escrita do texto consolidando o tema central e seus desdobramentos.  Pensar e conhecer o tema antes de escrever. Trabalhar produções coletivas para tempestades de ideias. Trabalhar inicio - meio e fim.

4.2.4 Organizar os próprios textos segundo padrões de composição usuais na sociedade. Decompor o texto a fim de compreender as características físicas segundo cada gênero.

4.2.5: Usar variedades linguísticas apropriadas a situação de produção e de circulação, fazendo escolher adequadas quanto ao vocabulário e a gramatica: Trabalhar Norma formal e informal, mostrar a diferença quando usar cada um.

Mostrar gírias e sotaques como determinada muda de nome dependendo da região, da cultura de cada local.

4.2.6: Usar recursos expressivos adequados ao gênero e ao objetivo do texto. Explicar e trabalhar: Linguagem figurada – efeito de humor – duplicidade de sentido. Rimas – aliterações.

4.2.7: Revisar e reelaborar a própria escrita segundo critérios adequados aos objetivos ao destinatário e ao contexto de circulação previsto. Tudo que ler reler. Tudo sempre pode ser melhorado. Na hora da revisão levar em conta o que escrever, para que escrever, para quem escrever como vou escrever.

RESUMÃO:

4 A importancia da escrita na sociedade.

4.1 Saber produzir textos de diversos gêneros, sabendo a diferença de cada um e quando são usados, afinal cada um tem sua finalidade.

4.2 Além de saber escrever tem que escrever bem e certo de acordo com as normas existentes.

È isso pessoal , até o próximo com o Desenvolvimento da Oralidade. Até!!!!!

NOVIDADES:

Continuando nessa de autores da gringa, outro clássico que todo acadêmico precisa ler. Outro grande mas que cada página vale tanto a pena que passam num piscar de olhos. Os Irmãos Karamazov - Fiódor Dostoiévski:

Rússia, século XIX. Um palco de intensos debates e conflitos sociais. O niilismo e o ateísmo são os principais elementos responsáveis pela degeneração familiar dos Karamazov, culminando na tragédia de um parricídio. O crime ocorrera há trinta anos. A vítima do crime, Fiódor Pávlovitch Karamazov, conhecido como "fazendeiro", apesar de mal freqüentar a propriedade. Um burguês mau, devasso, egoísta e pobre de espírito, que fora casado duas vezes e tivera três filhos: Dmítri Fiódorovich Karamazov, da primeira esposa, e Ivã Karamazov e Alieksiéi Karamazov, da segunda. Além da suspeita de um quarto filho, Smierdiákov, um criado imbecil que sofria de epilepsia, mas que não era tão imbecil, já que conhecia o esconderijo na casa, onde o velho Karamazov guardava o dinheiro.
Alieksiéi Karamazov, o filho mais jovem, deixou em dado momento o noviciado nas atividades monásticas, aconselhado por seu mestre espiritual, Zósima, para "voltar ao mundo" e, depois, decidir que caminho seguiria. Jovem, equilibrado e justo, agiu como o fiel da balança da família, apaziguando os ânimos e animando os irmãos, que viviam à beira da autodestruição. Seu irmão, Ivã Karamazov, era o mais viajado e inteligente, o niilista que exercia influência controladora sobre as pessoas, especialmente sobre o criado Smierdiákov. Irônico, corrosivo, era um debatedor de problemas sociais e religião, o autor da célebre frase: "(...) Se Deus não existe, então tudo é permitido (...)". Um imoral que tinha seus mistérios e vivia às expensas do pai, sem manter bom relacionamento com ele. Por sua vez, Dmitri Fiódorovich Karamazov, ou apenas Mítia, o meio-irmão, é instável, confuso, ora pende à bondade, ora à maldade. Perdulário, é o principal suspeito da morte do pai, justamente por disputar com ele o amor de uma mulher, além de também passar por problemas financeiros. É acusado, preso e julgado por um júri popular, que o considera culpado pelo crime de morte premeditada para roubar. Sabidamente, o culpaldo era Ivã, que tivera a idéia e instigara Smierdiákov a pô-la em prática, mas Smierdiákov estava morto e tudo conspirava contra Mítia.Cobiça, exploração, deslealdade e mentira, são outros temas do enredo desse romance monumental, onde a intensa carga psicológica constitui não apenas o retrato de uma época conflitante, mas o retrato de várias épocas. Um romance atemporal, onde atos de maldade ecoam junto a atos de bondade. Ao final, num discurso num velório, Alieksiéi Karamazov, o quase-monge diz: "(...) não temais a vida! Ela é tão bela quando se praticam o bem e a verdade! (...)"

Espero que gostem, colocarei uma lista nos lincks para facilitar a procura, e não se esqueça leu e gostou mande uma sugestão mione180@yahoo.com.br

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