terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Vamos Começar.

A primeira coisa que acredito ser um das mais importantes que irá cair no Concurso do SEE para professores do PEB.São os CBC - começemos com os cadernos do CEALE. Que são divididos em seis cadernos.

Lembre-se não é um resumo ou um debate a cerda de todo conteúdo são apenas tópicos e verbetes que utilizei para facilitar meu processo de estudo dos conteúdos que irão ser cobrados na parte especifica da prova que gostaria de compartilhar com vocês.

Ciclo Inicial de Alfabetização – Caderno 1:  Tem o intuito de preparar os professores para atuar no ensino fundamental, que tem duração de nove anos.

Ciclo Inicial de Alfabetização = 3anos (Idade 6,7,8)
Ciclo complementar de Alfabetização = 2anos (Idade 9, 10anos)

Siglas Importantes no campo educacional:
SAEB – Sistema de Avaliação de Educação Básica.
INEP – Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Educacionais Anísico Teixeira.
PISA – Programa Internacional de Avaliação do Estudante.
OCDE – organização para Cooperação e desenvolvimento Econômico.

Porque mudar os métodos e ampliar a duração do ensino fundamental? O método não estava sendo eficaz se encontrava falhas e o tempo fornecido anteriormente não era suficiente para de fato o aluno passar para um próximo ciclo alfabetizado, estudos confirmaram um alto índice de alunos que passavam de ano sem dominar a leitura e escrita.
Termos - Analfabeto Funcional: Pessoa que embora domine as habilidades básicas de leitura e escrita, não é capaz de utiliza-las em produções autônomas no cotidiano. Podendo usar de forma espontânea em qualquer momento que for necessário.
Alfabetização: Designa na leitura, a capacidade de decodificar os sinais gráficos, transformando-os em sons – na escrita capacidade de codificar os sons na língua, transformando-os em sinais gráficos. Ou também segundo Magda Soares (2003) Aquele que sabe usar a leitura e a escrita para exercer uma pratica social em que a escrita é necessária.

Ambiente Alfabetizador: A criação deste ambiente se concretiza na busca de levar as crianças a um local que a provoque e a induz, estimulando suas necessidades como “rodeia-las de escrita” (registro de rotina, etiquetas de organização, combinados, cartaz de frequência...) Assim fixaria o conceito de que a alfabetização leva a pratica social.

Letramento: Conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades necessárias para usar a língua em pratica social.
 “Às vezes a criança é alfabetizada, mas não é letrada.”
Ponto positivo do ciclo de alfabetização:A preocupação dos pais se foca no aprendizado do aluno uma vez que não há repetência e não precisa se preocupar se o aluno vai ou não passar de ano, e sim se ele passou aprendendo alguma coisa.Economia de recurso financeiro já que os alunos não repetem o ano não precisa gastar todo investimento que já foi gasto.Agilidade no fluxo de alunos possibilitando maior número de vagas e trazendo mais crianças para escola.
O importante é não se submeter à aprendizagem exclusivamente ao processo de maturação, acredita que se as aprendizagens vivenciadas pelas crianças são capazes de produzir processos de desenvolvimento e avanços nas capacidades.
¹Metodologia de ensino: Fônico – silábico – global.
Consciência fonológica: Compreensão de que a escrita se organiza como sequencia de sons diferenciado pela posição da letra e da silaba nas palavras. (Trabalhar rimas é um bom começo com esse método)
Papel da Escola: Em primeiro lugar definir de fato quais as capacidades mínimas a serem atingidas nas diferentes fases do ciclo. É preciso instrumentos compartilhados para diagnosticar e avaliar o aluno. No final de cada ciclo reagrupar alunos que atingirem a mesma capacidade a fim de trabalhar junto um meio de recuperação.
¹Teremos um post especificos sobre o tema.
O primeiro caderno se foi se ligue nos próximos post e acompanhe ... Galera vamo estudar porque não é pouca coisa não.rs
Curiosidade: Além do concurso do SEE ainda farei o concurso do BB se alguém mais se interessar o edital se encontra aqui:http://concursosnobrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário