segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Aê segunda-feira...

Bom dia a todos, mais uma semana começando e vamos voltar para onde paramos. Não dei as caras no final de semana mas não pense que estava atoa. As aulas começa dia 06 de fevereiro e este ano estou trabalho em uma escola particular preciso fazer meus planejamentos,rs. E estou fazendo em breve vocês poderão conhecer. As férias já estão chegando ao fim. :/

Chega de blá blá blá e voltemos para nossa grade curricular do concurso do SEE. Paramos no 3ºEIXO o eixo da LEITURA:

Veremos as capacidades especificas para o domínio da leitura. Um processo individual que se insere num contexto social.

Capacidades 3.1: Desenvolver atitudes e disposições à leitura. Como manusear de forma correta de livros e outros materiais impressos. Inserir o aluno neste contexto com visitas a bibliotecas, livrarias, bancas de revistas etc. Como ter comportamento de um leitor assíduo.

Criação do cantinho de leitura, hora do conto, criar projetos que incentivam a leitura.

Capacidades 3.2 Desenvolver capacidades relativas ao código de escrita especificamente à necessidade à leitura. Trabalhar sistematicamente a relação grafema x fonema (eixo 2).

3.2.1 Saber ler reconhecendo globalmente as palavras: Quando o aluno identifica uma palavra sem analisa-la sílaba por sílaba. Reconhecendo por ter aparecido em sua vida com muita frequência, saber a palavra por meio de memorização.

3.2.2 Saber decodificar palavras e textos escritos: A decodificação é o procedimento que o leitor utiliza para identificar o som e a letra. Trabalhando a silabação e a identificação das unidades fonológicas.

Capacidades 3.3 Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão: Compreender o sentido do texto pela criança é a principal meta no ensino da leitura e estratégias de decifração e reconhecimento são caminhos e procedimentos para alcançar esse ponto. Precisa unificar e inter-relacionar os conteúdos lidos. Ler e compreender inclui outros três componentes básicos: compreensão linear – produção de inferências, compreensão global.

3.3.1 Identificar a finalidade e funções da leitura em função reconhecimento do suporte do gênero e da contextualização do texto: Saber identificar o gênero do texto, suas finalidades e suportes.

3.3.2 Antecipar conteúdo de textos a serem lidos em função de seu suporte, seu gênero e suas contextualizações: Antes de começar a ler antecipar junto do aluno o gênero o suporte a finalidade, “brincar” com o aluno sobre a abordagem do texto.

3.3.3 Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que esta sendo lido: Desenvolver hipóteses de significado antes mesmo de começar a leitura. Ler sempre pausando e confirmando ou aumentando a hipótese.

3.3.4 Buscar pistas textuais e intertextuais e contextuais:  O aluno precisa saber identificar: O inicio meio e fim do texto. Quem está narrando o texto. O tempo no qual ocorre. Qual o tipo de linguagem. Identificar rimas. Ler nas entrelinhas. Interligar informações. Recorrer outros textos que tenham o mesmo tema.

3.3.5 Construir compreensão global do texto unificando e inter-relacionando informações explicitas e implícitas, produzindo inferências: Saber resumir, recontar e reescrever textos lidos.

3.3.6 Avaliar afetivamente o texto fazendo extrapolação:  Depois de uma leitura em voz alta o professor sempre precisa deixar os alunos se manifestaram contanto sua opinião entendimento e sentimentos que tirou daquele texto.

3.3.7 Ler oralmente com fluência e expressividade: Sempre solicitar a leitura silenciosa. Primeiro para que o aluno acostume com o texto e familiarize com  palavras. Ler respeitando os pontos e demostrando a emoção que o texto proporciona.

RESUMÃO:

3 Como comportar e agir sendo um leitor.

3.1 Comprender o que está escrito no texto, compreender o que não está escrito no texto. Saber decodificar e os significado da palavras.

3.2 Saber identificar as estruturas físicas do texto.

3.3 Criar hipoteses e tirar de todo texto lido uma informação.

Então pessoal esse é mais um eixo com capacidades abordadas pelo Cadernos do CEALE. Não estamos longe de chegar  ao fim do caderno dois então fique de olho.

NOVIDADES:

Segunda está aí e com ela mais uma dica de livros para aumentar nosso conhecimento e nos proporcionar prazer sem limite. O escolhido de hoje é um clássico, meio grande mais que vale a pena. Fugindo um poucodos escritores brasileiros vamos a um autor da gringa: A fogueira das vaidades - Tom Wolfe:

O protagonista deste primeiro romance do jornalista Tom Wolfe é Sherman McCoy. Sherman é um executivo de 38 anos de idade, operador de obrigações da Bolsa de Nova Iorque. Um dia, ao regressar do Aeroporto Kennedy com a sua namorada, tem a infelicidade de se perder na auto-estrada e, em vez de seguir para Manhattan vai ter ao Bronx, já noite, onde acaba por atropelar, debaixo de um viaduto, um jovem negro, Henry Lamb, que julgava ser um assaltante. A Fogueira das Vaidades, que dá a conhecer a difícil convivência entre a extrema riqueza e a extrema pobreza, narra o verdadeiro calvário que este atropelamento lhe vai fazer viver tornando-o vítima da polícia, da justiça, dos media e da família, não só a sua mas também a dos outros.

Então pessoal é isso, voltaremos em breve com a continuzação dos cadernos do CEALE e paralelamente iremos ter outros post com o inicio do planejamento do ano letivo que ira começar na semana que vem.
Obrigada pela presença, volte sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário