quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

1ºEIXO

Continuando ao tema, este post vem dando seqüencia ao Caderno 2 do CBC da Educação Básica. Cada post trará um Eixo debatido no caderno, vimos anteriormente que são cinco.  E sempre lebrando que os post a cerca do CBC são verbetes, tópicos, lembretes que trazem uma resumida geral que estou utilizando para estudar para a prova do concurso:

1ºEIXO – Compreensão e valorização da cultura escrita.

Condição necessária a integração dos alunos ao mundo letrado e procedimentos pedagógicos que podem ser adotados para realização dos objetivos.

Capacidades: 1.1 – Conhecer e utilizar modos de manifestação e circulação da escrita na sociedade: Independente do grau de escolaridade ou posição social, todo cidadão vive numa cultura letrada.

A escola precisa proporcionar o aluno contato com diferentes gêneros e suportes de texto escrito que lhe proporciona conhecimentos: As crianças se deparam com espaços comum de circulação (casa – rua – praças...). Espaços institucionais (biblioteca, bancos, ônibus...). Aquisição deste material aos alunos como empréstimo de livros. Suportes como cartazes, outdoors, murais assim as crianças vão assimilando mais este universo letrado. Instrumentos para registros (lápis, caneta, computadores, etc.).

Esses meios proporciona a participação ativa na cultura escrita aumentando a convivência e possibilitando consequentemente o aprendizado.

Capacidade: 1.2 – Conhecer os usos e funções sociais da escrita: Vivemos em uma sociedade em que o uso da leitura e da escrita é fundamental uma sociedade grafocêntrica, ou seja, toda vida social se organiza em torno da escrita.

Tornar o aluno abito a fazer escolhas adequadas de participar das praticas sócias de leitura e escrita. De inicio deve-se inserir o aluno no mundo dos textos, que estão frequentes no seu cotidiano: Jornais, bula de remédio, receitas. Diversificando os gêneros e sempre dando importância ao conhecimento prévio do aluno. Com esta maneira devem-se introduzir os gêneros textuais trabalhando sistematicamente suas características, formatação de linguagem, finalidade e função.

Capacidade: 1.3 – Conhecer o uso da escrita na cultura escolar: A escola está rodeada de suporte e instrumentos fundamentais que auxiliam neste processo de alfabetização e letramento conhece-los é essencial, como utilizado e qual sua função e suas particularidades físicas. (livro didático, de historias, cadernos, cartazes e outros).

Capacidade: 1.4 – Desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar: 1.4.1: Saber usar os objetos de escrita presente na cultura escolar: Como manusear de forma correta o livro didático, caderno, livros de historias, segurar o lápis postura de um estudante dentro da sala de aula.
1.4.2: Desenvolver capacidades especifica para escrever:  Trabalhar a forma correta de escrever, respeitando sempre as linhas, a margem, letras legíveis para um bom entendimento. Diversificação da letra em bastão, cursiva.
Resumidamente em uma frase este é o primeiro eixo do caderno dois:
1. A importancia da escrita na sociedade
1.1 Conhecer onde a escrita está presente, porque ela é importante.
1.2 Como utilizamos a escrita nas funções socias.
1.3 No universo escolar onde está presente esta escrita e quais os suportes que ela está.
1.4 Como manusear estes suportes e como identifica-lós.
A seguir na próxima edição vamos ver: Apropriação do sistema de escrita, segundo eixo trabalho pelo CBC. Mas por agora ficamos aqui.
NOVIDADE
->Como vimos no post anterios o blog traz uma novidades para vocês cada edição trará dica de livros para aproveitarmos nas férias e ao longo do ano, Porque não. O livro de hoje particulamente é um dos meus preferidos, e deixo isso bem claro, tanto que no meu aniversário do ano passado ganhei ele duas vezes. O livro é de contos ondeo autor, em quase todos eles, aborda seus temas preferidos: o estranhamento, a solidão, a dor e o sentimento de marginalização. Algumas pessoas já devem saber  de quem estou dizendo: Morangos Mofados - Caio Fernando Abreu (você verá muito ele por aqui)
Caio Fernando retrata os anos 80 das metrópoles, dos relacionamentos modernos, suas formas de começar, de acabar e de nunca terem existido são descritas de forma humana o bastante para prender o leitor numa viagem para o de-dentro (como Caio costumava dizer) e descobrir que as angústias, pressões, alegrias e tristezas são as mesmas, agora ou há quase trinta anos atrás.
O livro mostra como o homem pode ser decadente e, mesmo assim, soberbo. Começando com uma busca angustiante e sem fim para descobrir-se e descobrir o outro em ?Diálogo? até o conto homônimo ao livro, que de maneira redentora alivía-nos de todas as pequenezas cotidianas que sufocam a vontade de viver.
A sinceridade em sentir dor, raiva, amor, ódio e tudo mais do que somos feitos é que nos faz diferentes, e pela diferença Morangos Mofados brilha entre os grandes livros de conto da literatura brasileira.

Simplesmente perfeito! Não tenha outra palavra para descrever os textos de Caio. Bem espero que realmente gostem desta dica. Tenha um bom dia (:
Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário