quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Caderno 02

Férias? Pra quê? O tempo pareci muito mais não é. De olho nos livros e vamos estudar.Pois bem hoje os verbetes e tópicos são sobre o Caderno dois que tem como objetivo: Sistematizar e discriminar as capacidades mais relevantes a serem atingidas pelas crianças nos diferentes períodos do ciclo.

CAPACIDADES = HABILIDADES = COMPETÊNCIAS

É PAPEL DO PROFESSOR: Introduzir / Trabalhar-Retomar / Consolidar...
Familiarizar o aluno com o tema trabalhando sistematicamente para favorecer o desenvolvimento no processo de aprendizado, sedimentando avanços nas capacidades.

Pressupostos teóricos: língua, ensino da língua, alfabetização e letramento.
Concepção da língua: A língua é um sistema discursivo que funciona na interlocução/ relação entre sujeitos. Este sistema inclui regras. Seu centro é, pois a interação verbal que se faz através de discursos falados ou escritos.
Os alunos precisam estar cientes das diferentes possibilidades de emprego da língua.
A aprendizagem deve ser centrada em automatismo e reproduções mecânicas.
 Concepção de alfabetização e letramento: A condição básica para o uso escrito da língua que é a apropriação do sistema alfabético envolvendo aprendizados específicos.
Métodos de alfabetização: Método silábico: Contempla alguns aspectos importantes para aprimorarão do condigo escrito, mas subtrai o calor de usa da função social. Ensina da SILABA para PALAVRA COMO UM TODO.  Método de base-fônica: Ponto fundamental para compreensão do sistema alfabético que é a relação entre fonema (som) e grafema (letra). Método global analítico: Ensina do TODO para as PARTES – palavras, silabas, letras...
Alfabetização: O aluno ler e escrever com autonomia.
Letramento: Processo de inserção e participação na cultura escrita. O início do contato com as palavras vistas no próprio cotidiano como; placas – rótulos – revistas – etc.

AMBOS SÃO DISTINTOS, INSEPARAVÉIS E FUNDAMENTAIS. Precisa-se alfabetizar letrando.

Os eixos desta proposta são centrados em temas relevantes que deve ser fundamentais no ciclo de alfabetização. Foram divididos em cinco:

1º Compreensão e valorização da cultura escrita
2º Apropriação do sistema de escrita
3º Leitura
4º Produção de texto escrito.
5º Desenvolvimento da oralidade.

Um quadro com capacidades foi criado para orientar ao professor, a saber, em qual período deve trabalhar tais capacidades, não em forma linear e sim simultânea e levando em conta situações atuais de aprendizados dos alunos, ou seja, seus conhecimentos prévios.
Se liga que nos próximos post estaremos falando detalhadamente de cada eixo. Não perca!
 NOVIDADE
-> Saindo um pouco do concurso e das rotinas universitarias ( ou nem tanto). Todo post trará para vocês um dica de leitura, afinal não importa se estamos de férias ou não ler é sempre bom. A dica de hoje é: Eu sou o mensageiro - Markus Zusak
Ed Kennedy leva uma vida medíocre, sem arroubos. Trabalha, joga cartas com cúmplices do tédio, apaixona-se por uma amiga que dorme com todos os vizinhos do subúrbio e divide apartamento com um cão velho. O pai alcoólatra morreu há pouco; a mãe parece desprezá-lo.Certo dia, ele impede um assalto a banco e é celebrizado pela mídia. O ato heróico tem conseqüência. Logo depois, Ed recebe enigmáticas cartas de baralho pelo correio: uma seqüência de ases de ouros, paus, espadas, copas, cada qual contendo uma série de endereços ou charadas a serem decifradas. Após certa hesitação, rende-se ao desafio. Misteriosamente levado ao encontro de pessoas em dificuldades, devassa dramas íntimos que podem ser resolvidos por ele. Uma mulher é estuprada diariamente pelo marido, enquanto uma senhora de 82 anos afoga-se em solidão, à espera do companheiro, morto há mais de meio século.
A ele parece caber o papel do eleito, do salvador. Convencido disso, segue instruções e se perde entre ficções de estranhos e sua própria, embaçada, realidade. A certa altura pergunta-se: "Eu sou real?" Markus Zusak cria um personagem comovente capaz de confrontar o mistério e, por meio da solidariedade, empreender um épico que o levará ao centro de sua própria existência.

O livro começa meio chocando, com uma línguagem totalmente informal, cheia de gírias e palavrões. Depois de algumas páginas você se acostuma e começa a gostar e vai gostar muito pode apostar. Se quiser participar fique a vontade mande email para mione180@yahoo.com.br e deixe sua dica de leitura (:
Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário