CAPACIDADES = HABILIDADES = COMPETÊNCIAS
É PAPEL DO PROFESSOR: Introduzir / Trabalhar-Retomar / Consolidar...
Familiarizar o aluno com o tema trabalhando sistematicamente para favorecer o desenvolvimento no processo de aprendizado, sedimentando avanços nas capacidades.Pressupostos teóricos: língua, ensino da língua, alfabetização e letramento.
Concepção da língua: A língua é um sistema discursivo que funciona na interlocução/ relação entre sujeitos. Este sistema inclui regras. Seu centro é, pois a interação verbal que se faz através de discursos falados ou escritos.
Os alunos precisam estar cientes das diferentes possibilidades de emprego da língua.
A aprendizagem deve ser centrada em automatismo e reproduções mecânicas.
Concepção de alfabetização e letramento: A condição básica para o uso escrito da língua que é a apropriação do sistema alfabético envolvendo aprendizados específicos.
Métodos de alfabetização: Método silábico: Contempla alguns aspectos importantes para aprimorarão do condigo escrito, mas subtrai o calor de usa da função social. Ensina da SILABA para PALAVRA COMO UM TODO. Método de base-fônica: Ponto fundamental para compreensão do sistema alfabético que é a relação entre fonema (som) e grafema (letra). Método global analítico: Ensina do TODO para as PARTES – palavras, silabas, letras...
Alfabetização: O aluno ler e escrever com autonomia.
Letramento: Processo de inserção e participação na cultura escrita. O início do contato com as palavras vistas no próprio cotidiano como; placas – rótulos – revistas – etc.
AMBOS SÃO DISTINTOS, INSEPARAVÉIS E FUNDAMENTAIS. Precisa-se alfabetizar letrando.
Os eixos desta proposta são centrados em temas relevantes que deve ser fundamentais no ciclo de alfabetização. Foram divididos em cinco:
1º Compreensão e valorização da cultura escrita
2º Apropriação do sistema de escrita3º Leitura
4º Produção de texto escrito.
5º Desenvolvimento da oralidade.
Um quadro com capacidades foi criado para orientar ao professor, a saber, em qual período deve trabalhar tais capacidades, não em forma linear e sim simultânea e levando em conta situações atuais de aprendizados dos alunos, ou seja, seus conhecimentos prévios.
Se liga que nos próximos post estaremos falando detalhadamente de cada eixo. Não perca!
NOVIDADE
-> Saindo um pouco do concurso e das rotinas universitarias ( ou nem tanto). Todo post trará para vocês um dica de leitura, afinal não importa se estamos de férias ou não ler é sempre bom. A dica de hoje é: Eu sou o mensageiro - Markus Zusak
Ed Kennedy leva uma vida medíocre, sem arroubos. Trabalha, joga cartas com cúmplices do tédio, apaixona-se por uma amiga que dorme com todos os vizinhos do subúrbio e divide apartamento com um cão velho. O pai alcoólatra morreu há pouco; a mãe parece desprezá-lo.Certo dia, ele impede um assalto a banco e é celebrizado pela mídia. O ato heróico tem conseqüência. Logo depois, Ed recebe enigmáticas cartas de baralho pelo correio: uma seqüência de ases de ouros, paus, espadas, copas, cada qual contendo uma série de endereços ou charadas a serem decifradas. Após certa hesitação, rende-se ao desafio. Misteriosamente levado ao encontro de pessoas em dificuldades, devassa dramas íntimos que podem ser resolvidos por ele. Uma mulher é estuprada diariamente pelo marido, enquanto uma senhora de 82 anos afoga-se em solidão, à espera do companheiro, morto há mais de meio século.
A ele parece caber o papel do eleito, do salvador. Convencido disso, segue instruções e se perde entre ficções de estranhos e sua própria, embaçada, realidade. A certa altura pergunta-se: "Eu sou real?" Markus Zusak cria um personagem comovente capaz de confrontar o mistério e, por meio da solidariedade, empreender um épico que o levará ao centro de sua própria existência.
A ele parece caber o papel do eleito, do salvador. Convencido disso, segue instruções e se perde entre ficções de estranhos e sua própria, embaçada, realidade. A certa altura pergunta-se: "Eu sou real?" Markus Zusak cria um personagem comovente capaz de confrontar o mistério e, por meio da solidariedade, empreender um épico que o levará ao centro de sua própria existência.
O livro começa meio chocando, com uma línguagem totalmente informal, cheia de gírias e palavrões. Depois de algumas páginas você se acostuma e começa a gostar e vai gostar muito pode apostar. Se quiser participar fique a vontade mande email para mione180@yahoo.com.br e deixe sua dica de leitura (:
Até o próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário