quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

O que vai cair no Concurso SEE - MG 2015 .



Saiu no inicio do ano o EDITAL para mais um concurso público aqui no estado de Minas Gerais. Várias vagas na área da educação . O curso será realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC . As inscrições ainda estão abertas para mais informações clique aqui e acesse o site . 

As provas serão realizadas dia 8 de março . E até lá é hora de aproveitar as férias e garrar nos estudos para uma boa classificação. Na minha cidade não tem vaga, estou fazendo para uma cidade vizinha que é pertinho, fiz minha inscrição para Língua Inglesa na cidade de Itapecerica . Os conteúdos que irão cair na prova do concurso são:

PORTUGUÊS

I – Procedimentos de Leitura
Localizar uma informação apresentada pelo texto e identificar seu sentido global.
Saber o sentido de uma palavra ou expressão, por meio da construção de inferências, além perceber a intenção de um
autor e distinguir entre um fato e uma opinião.
II – Compreensão do texto: implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador.
Interpretar textos que associam linguagem verbal e não verbal ou simplesmente textos não verbais.
Reconhecer diversos gêneros textuais, identificando a função desses textos na sociedade.
III – Relação entre textos
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo tema.
IV – Coerência e coesão no processamento do texto
Reconhecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Estabelecer relações entre elementos e partes do texto considerando: causa/consequência, mecanismos de
concordância verbal e nominal repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
Identificar a tese do texto e estabelecer suas relações com os argumentos de sustentação. Diferenciar as partes
principais e secundárias em um texto.
V – Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido.
Identificar efeitos e ironia ou humor nos textos.
Reconhecer efeito de sentido decorrente da escolha de palavras ou expressões, do uso de pontuação e outras Página 148 de 154
notações, de recursos ortográficos e morfossintáticos.
VI – Variação linguística
Identificar marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

MATEMÁTICA

I – Espaço e Forma
Localizar objetos em representações do espaço. Identificar figuras geométricas e suas propriedades. Reconhecer
transformações no plano.
Aplicar relações e propriedades.
II – Grandezas e Medidas
Utilizar sistemas de medidas.
Medir grandezas.
Estimar e comparar grandezas.
III – Números, Operações e Álgebra
Conhecer e utilizar números. Realizar e aplicar operações. Utilizar procedimentos algébricos.
IV – Tratamento da Informação
Ler, utilizar e interpretar informações apresentadas em tabelas e gráficos.
Utilizar procedimentos de combinatória e probabilidade.

DIREITOS HUMANOS

1. Resolução nº 217 da 3ª Assembleia Geral da ONU, de 10 de dezembro de 1948 (Declaração Universal dos Direitos
Humanos).  

2. Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho Sobre Provas Indígenas e Populações Tribais.

3. Direitos da Criança e do Adolescente.

4. Ética na Administração Pública.

5.Direitos da Mulher.

6. Estatuto do Idoso; Educação Inclusiva (afrodescendentes, pessoas com deficiência, indígenas); 

7. Analfabetismo e escolarização.

Conteúdo especifico para Língua Inglesa : Proposta Curricular – CBC* (Conteúdo Básico Comum) e Orientações Pedagógicas da Página 149 de 154 – PEB – Língua Estrangeira Moderna – Inglês .

Nenhum comentário:

Postar um comentário